Se você está em busca de aventuras, história, natureza exuberante ou uma mistura cativante de tudo isso, as cidades vizinhas de Ponta Grossa têm muito a oferecer. Desde a rica herança cultural até as paisagens naturais deslumbrantes, cada cidade tem sua própria personalidade e charme.

Embarque conosco e prepare-se para se maravilhar com as maravilhas de Castro, Jaguariaíva, Carambeí, Palmeira, Tibagi, Imbituva, Irati e Telêmaco Borba, que esbanjam beleza natural, cultura rica e atrações turísticas imperdíveis. Confira!

Neste artigo, você encontrará:

  • Mapa de Ponta Grossa e cidades vizinhas
  • Conheça as principais cidades vizinhas de Ponta Grossa

Mapa de Ponta Grossa e cidades vizinhas



Conheça as principais cidades vizinhas de Ponta Grossa

A seguir, elencamos as principais cidades vizinhas de Ponta Grossa e suas características. Confira!

Castro

Localizada às margens do Rio Iapó, a cidade de Castro é bastante conhecida por suas belezas naturais e atrai turistas de todo o Brasil. A 159 km de Curitiba e 43 km de Ponta Grossa, Castro conta com os seguintes pontos turísticos:

Colônia de Castrolanda

Lar de um dos maiores moinhos de vento do mundo, a Colônia de Castrolanda é, atualmente, uma cooperativa agrícola e industrial, formada pelos descendentes de holandeses que vieram para o Paraná.

No local, além do moinho com 26 metros de envergadura, também conta com museu e feira de artesanato para os visitantes.

Prainha - Parque Balneário Dr. Libânio Estanislau Cardoso

A praia do Rio Iapó tem uma estrutura completa para o lazer dos visitantes. Um dos principais balneários fluviais de todo o Paraná, o local conta com cascata d’água, quadra de esporte, campo de futebol, churrasqueira, lanchonete e muito mais.

 

Caverna Olhos d’Água

Na região Sul do município de Castro, os turistas podem conhecer a Cavernna Olhos d’Água. Guiados por profissionais experientes, os visitantes têm a oportunidade de explorar suas passagens e câmaras, enquanto aprendem sobre a formação dessas estruturas incríveis e a importância da conservação ambiental.

Localizada a cerca de 50 km do Centro de Ponta Grossa, essa caverna única oferece uma experiência subterrânea fascinante, com seu nome derivado das várias nascentes de água que fluem ao longo de suas formações rochosas. 

Jaguariaíva

Jaguariaíva, uma jóia escondida nas proximidades de Ponta Grossa, é um destino que combina perfeitamente natureza e aventura para os entusiastas do turismo.

Situada às margens do Rio Jaguariaíva, a cidade oferece uma variedade de atividades aquáticas, como canoagem e pesca, que proporcionam uma experiência única em meio às águas serenas.

Cachoeira do Rio Capivari

A Cachoeira do Rio Capivari é um dos destinos naturais mais deslumbrantes de Jaguariaíva. Localizada em meio à Mata Atlântica, a cachoeira apresenta uma queda d'água impressionante, cercada por uma vegetação nativa.


Além da visão espetacular da cachoeira em si, os visitantes podem desfrutar de trilhas pela floresta, que oferecem a oportunidade de observar a rica diversidade de fauna e flora da região. A área também é popular para a prática de atividades como banho de cachoeira e piqueniques, proporcionando momentos relaxantes e revigorantes em contato com a natureza.

Carambeí

Carambeí é um destino que não apenas celebra suas raízes culturais, mas também oferece uma visão envolvente do passado, cativando os viajantes com sua atmosfera única e enriquecedora.

Parque Histórico de Carambeí

O Parque Histórico de Carambeí é o principal ponto turístico da cidade e uma verdadeira joia cultural. Este museu a céu aberto oferece aos visitantes uma viagem cativante de volta ao passado, recriando a vida dos primeiros imigrantes holandeses que se estabeleceram na região.

As exposições cuidadosamente projetadas incluem réplicas autênticas de casas, fazendas e edifícios comerciais que recontam a história da colonização e mostram como a cultura holandesa moldou a área. Os visitantes podem explorar ambientes interativos, aprender sobre as tradições agrícolas e desfrutar de uma atmosfera que transporta para uma época passada.

Além disso, o parque oferece eventos sazonais, oficinas e festivais que enriquecem ainda mais a experiência cultural.

Palmeira

Abraçada pela majestosa Serra da Prata, a cidade de Palmeira, no Paraná, é um destino para os amantes de aventuras na natureza e história, proporcionando uma experiência rica e autêntica para aqueles que buscam explorar suas maravilhas culturais e paisagens deslumbrantes.

Serra da Prata - Ecoturismo

Com trilhas de diferentes níveis de dificuldade, a Serra da Prata é um convite para caminhadas emocionantes, permitindo aos visitantes explorar riachos cristalinos, cachoeiras pitorescas e vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Além disso, a rica biodiversidade da região oferece oportunidades únicas para observação de aves e outros animais selvagens, proporcionando um vislumbre da vida natural intocada.

Além das atividades ao ar livre, a Serra da Prata também abriga a imponente Igreja Matriz de São Basílio Magno, que se destaca como um ícone histórico e religioso. A igreja, com sua arquitetura impressionante e detalhes cativantes, oferece aos visitantes uma oportunidade única de explorar a cultura e a história local.

Conheça mais sobre a região de Ponta Grossa

Agora que você já conhece mais sobre os pontos turísticos das cidades vizinhas de Ponta Grossa, que tal conhecer mais sobre a região? No Blog da Tavarnaro, você encontra conteúdos exclusivos sobre o turismo e mercado imobiliário da Princesa dos Campos! Confira!